Programa Sem Censura – Rádio Sara Brasil

A primeira oportunidade de apresentar a Associação Ciclo Fraterno na mídia foi através do Programa Sem Censura da Rádio Sara Brasil -Aracaju (97.1 FM). A nossa diretora presidente Sophia Filipin foi entrevistada e falou um pouco sobre o que é pobreza menstrual, desafios e avanços do tema no Brasil e no estado de Sergipe. A associação também aproveitou para divulgar os pontos de coleta em Aracaju para produtos menstruais. As doações são muito importantes para possibilitar nossas ações nas comunidades vulneráveis. Agradecemos a jornalista Mariana Gotta pelo convite!
Pantys Protest
No dia 28 de maio – dia da higiene menstrual – a Pantys promoveu o #PantysProtest pelo combate à pobreza menstrual. A campanha contou com um protesto digital com o objetivo de trazer visibilidade sobre a pobreza menstrual e os impactos na desigualdade de gênero. A cada postagem realizada por perfil nas redes sociais marcando #PantysProtest no feed, a empresa se comprometeu com a doação calcinhas e cuecas absorventes para pessoas em situação de pobreza menstrual. Além do protesto digital, a empresa contou com um evento virtual em que nós da Ciclo Fraterno fomos convidadas a participar. O bate papo intitulado Pobreza Menstrual não tem gênero contou com a participação das representantes da Pantys, Emily Ewell e Gabriela Marcotti, o publicitário e Head de Diversidade e Inclusão da B3, Alexandre Kiyohara, além de nossa diretora presidente.
Procuradoria Especial da Mulher – ALESE

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (PROMU/Alese) firmou uma parceria com a Associação Ciclo Fraterno com a proposta de arrecadar absorventes que serão direcionados à pessoas mestruantes (mulheres, trans, não binárias) que não têm acesso a produtos menstruais. O órgão passou a dedicar um espaço para o recebimento de doações de absorventes além de oferecer suporte técnico na primeira ação da associação, o Projeto Sangrando Amor. O projeto visa a distribuição de absorventes, realização de palestras sobre a pobreza menstrual, sustentabilidade, combate à violência doméstica e prevenção à saúde da mulher. Agradecemos a mobilização dos funcionários da Procuradoria, da Assembleia Legislativa e suas consequentes doações à nossa iniciativa.
Outubro Rosa

A Procuradoria Especial da Mulher juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu evento no auditório da Escola do Legislativo com a programação sobre a prevenção do câncer de mama. Além tão importante temática também foi discutida a questão da pobreza menstrual. A voluntária da Associação Ciclo Fraterno, Ana Filipin esteve presente e informou que a pobreza menstrual é um problema ainda pouco discutido no Brasil. “O maior impacto é nos estudos quando as meninas deixam de ir à escola porque não se sentem seguras por estar menstruadas e não ter como conter o fluxo, sabendo que muitas vezes a escola não dá esse suporte. Elas deixam de ir à escola e isso acaba criando uma desigualdade com o gênero masculino”, lamenta acrescentando que a Ciclo está fazendo um levantamento sobre dados de Sergipe, mas em nível de Brasil, o índice de abandono do estudos por conta dessa questão, é muito alto. Agradecemos o convite e a disposição da Procuradoria de arrecadar absorventes durante o evento para a nossa associação.